Consultor de Marketing Digital

Consultor de Marketing Digital

Ter um negócio e se fazer ser visto é um dos grandes desafios da atualidade. Principalmente pelo fato de que hoje a internet facilita o acesso das pessoas às informações, o que ao mesmo tempo funciona como um auxiliador, também pode atrapalhar os planos de estratégia das empresas, principalmente aquelas de menor porte.

Pensando em ampliar os horizontes em meio à acirrada concorrência na web, se desenvolveu o Marketing Digital. Ele compreende uma série de ações e estratégias que visam através do uso da internet e das tecnologias ajudar na divulgação, promoção e venda de serviços e produtos. Um dos grandes alicerces do Marketing Digital é trabalhar com agilidade para chegar ao consumidor de forma mais veloz e eficiente, tratando cada usuário de forma individual e não automatizando a relação como era feito anteriormente com a famosa “mala direta”.

Ainda que não seja um conceito novo, trabalhar com Marketing Digital não é algo tão comum no Brasil. Diversas empresas demoraram para incorporar esse tipo de marketing aos seus trabalhos e por isso ainda é normal serem encontradas dificuldades para saber como fazer. Sem tantos investimentos direcionados à área, é preciso fortalecer o setor de Marketing Digital para que essas estratégias, hoje já fundamentais, não fiquem de fora da sua empresa.

É nesse sentido que o papel do consultor de marketing digital ganha em importância. Esse profissional pode auxiliar na construção do setor em empresas que ainda estão começando a trabalhar com Marketing Digital, a fazer ajustes em quem já iniciou e, claro, dar direcionamentos precisos sobre os investimentos na área.

Sabendo que não é “qualquer um” que entende tudo sobre o assunto, nesse texto você saberá todos os motivos necessários para contratar um consultor de marketing digital.

Função do consultor de marketing digital

Todo mundo está o tempo inteiro conectado. Seja quem está na tela do computador, segurando um tablet ou simplesmente segurando o celular. O acesso à internet acontece não importando o lugar onde você esteja. Nesse exato momento você está lendo esse texto através de um desses meios.

E sabe o que isso significa? Que estamos vivendo uma realidade onde não há como voltar atrás. A “Era Digital” só faz se expandir, se adaptar e se atualizar, mas nunca sem se desfazer. Por esse motivo, o Marketing Digital também cresceu em importância.

As empresas começam a se movimentar nesse sentido, mas são poucos os especialistas no setor. A figura do consultor de marketing digital aparece para atuar de maneira estratégia e quase que “cirúrgica”. Ele tem como função principal auxiliar no direcionamento dessas empresas a respeito dos seus investimentos e tomadas de atitudes em relação ao marketing digital. Não apenas as ações na prática, mas todo o contexto que precede e sucede essas ações.

Como profissional especializado na área, o consultor de marketing digital também pode fazer com que a empresa inicie determinadas atitudes ou deixe de fazer coisas que estavam sendo feitas de forma errada.

E quais são os principais objetivos de trabalho de um consultor de marketing digital? Listamos a seguir:

  • Planejar: a empresa que busca o trabalho do consultor de marketing digital geralmente está enfrentando problemas que atrapalham todo o andamento do setor. Uma dessas situações diz respeito ao planejamento. Antes de qualquer estratégia de marketing, principalmente no Marketing Digital, planejar é mais do que essencial. Por isso, o consultor tem como um dos seus primeiros objetivos ajudar na construção desse planejamento. Compreender quais são as metas e a partir disso direcionar o que pode e deve ser feito para alcançar.
  • Detectar: outro objetivo do consultor de marketing digital é agir de forma precisa para diagnosticar e entender os problemas pelos quais a empresa está passando no setor de Marketing Digital. Esse momento passa pela análise de todas as situações envolvendo redes sociais, vendas, alcance, relacionamento com o público, entre outras. É uma das primeiras etapas de todo o processo e deve ser levada a sério pela empresa, pois todo o restante depende disso. Entender onde está errando é o primeiro passo para começar a acertar as arestas.
  • Definir: a definição é mais um dos objetivos desse profissional. Quando a empresa busca os serviços do consultor de marketing digital é porque ela está totalmente perdida em relação ao que fazer. Após detectar os problemas e planejar todo o esquema que será realizado, a definição diz respeito aos momentos em que cada solução deve ser aplicada. Isso não quer dizer que o consultor irá resolver todos os problemas ou executar as atividades. Não. Ele irá nortear a empresa a fazer isso.
  • Instruir: por fim, o último e mais crucial objetivo é a instrução. Entenda o consultor como alguém que está ali para ensinar, mediar cada passo, esclarecer cada dúvida. Cabe à empresa saber aproveitar ao máximo tudo que for passado e aplicar da maneira como foi ensinado.

Porque contratar consultor de marketing digital​

Agora pode ficar a dúvida: por que minha empresa deve ir atrás de um consultor de marketing digital? Se entender o que esse profissional faz não é o suficiente, listamos abaixo as principais situações onde o trabalho do consultor pode fazer toda a diferença

Quando a empresa não sabe como usar as redes sociais​

Acredite se quiser. Por mais que as redes sociais sejam o berço de grande parte do conteúdo produzido na internet hoje em dia, usá-las de forma empresarial não é tão fácil quanto parece. Até mesmo por isso muitas empresas usam pouco ou sequer as utilizam. Nesse aspecto, o trabalho do consultor de marketing digital age para instruir como deve ser feito o uso das redes sociais de forma a não apenas servir como um simples método de divulgação, mas uma maneira de atrair pessoas ao negócio.

Quando o engajamento das publicações não aumenta​

Isso pode ser um reflexo do item anterior ou apenas falta de conhecimento em como usar o site da empresa. Digamos que você já saiba que é importante fazer blog-posts para atrair usuários, mas quase ninguém tem acesso a esse conteúdo. O consultor ensinará a como usar o site a favor do negócio, técnicas de SEO e mais tudo que for necessário para crescer o engajamento.

Quando falta direcionamento nas ações do setor

Nem toda empresa dispõe de pessoas especialistas em Marketing Digital em sua equipe. Quando falta direcionamento, contratar um consultor de marketing digital faz toda a diferença. Imagine qualquer área que necessite de o mínimo de conhecimento específico. Nada irá fluir bem se não tiver ao menos alguém que realmente entenda do que está fazendo. É assim com o Marketing Digital. Não adianta colocar “o sobrinho” para dar conta. Não é um setor que deve ser negligenciado. Pelo contrário. Com a internet sendo o carro-chefe das informações na atualidade, o setor só deve ser fortalecido. O consultor dará todas as ferramentas para possibilitar esse fortalecimento.

Conte com os serviços de um consultor de marketing digital

Agora que você já sabe tudo sobre o profissional fica mais fácil entender como ele pode ajudar. Seja qual for a sua necessidade, ao clicar para ler esse artigo você estava em dúvidas sobre o porquê contratar um consultor de marketing digital .

Ainda restam dúvidas? Está precisando de alguma ajuda mais específica? Sinta-se à vontade para entrar em contato. Deixe seu e-mail e sua dúvida abaixo. O mais rápido possível você terá atendido e o uso do Marketing Digital para crescer o seu negócio estará mais perto da realidade!

Deixe uma resposta