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A sua nova Agenda de Endereços

A sua nova Agenda de Endereços

O post de hoje vou começar com uma confissão. Adoro tecnologia, os aplicativos de anotação como Google Keep, Evernote, One Note, entre tantos outros(eu os uso inclusive), mas eu não abro mão do meu Planner de papel, com aquela capa que imita couro.

Como esse planner é pequeno, de bolso, um amigo uma vez brincou: “Tá andando com agenda de telefone em papel, é? Sabia que seu telefone armazena contato?”

Se hoje você quer ir a um(a) dentista e não sabe o número dele(a), o que você faz?

1) Pergunta pra alguém via WhatsApp, e as vezes pode demorar a obter a resposta;

2) Busca no Google pelo nome dele(a) se você já sabe com quem vai se consultar;

3) Procura por algum termo do tipo “dentista perto de mim”, “dentista centro do Rio”.

E é essa idéia que venho destrinchar hoje, a “Nova Agenda de Telefone”, o Google Meu Negócio.

Para os itens 02 e 03, os seus clientes conseguem achar o seu estabelecimento local com facilidade? Você está fazendo o seu dever de casa para aparecer nas 03 primeiras posições entre os concorrentes do seu bairo? Se a resposta foi Sim para todas, Meus sinceros parabéns! Se você respondeu Não para alguma delas, calma que dá tempo para virar o jogo.

O QUE É O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

Sendo bem minimalista, é o que eu mencionei acima: Uma Agenda de contatos, só que com Super Poderes. Lá você encontra o nome, o telefone, endereço, lista de produtos e serviços(alguns com preço), horários de atendimento(incluindo horários especiais), além do bom e velho feedback de clientes que utilizaram.

COMO ELE FUNCIONA?

Nota: Antes de explicar como funciona é importante frisar que estou explicando como ele se comporta hoje, pois toda ferramenta web possui suas particularidades e vivem mudando o seu funcionamento.

Então vamos lá:

Primeiro você checa se o seu negócio já existe ou não no Google Meu Negócio. Sim, pode ser que alguém tenha criado algo para seu estabelecimento antes. Então, neste caso, você deve pedir o controle do seu negócio e o Google irá proceder com a validação por um cartão portal, entregue fisicamente em seu endereço, com um código verificador(pode ser que ele utilize uma ligação para validar)I

Se o seu negócio ainda não está cadastrado lá, você acessa o site oficial clicando aqui(https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/) e faz o seu cadastro COMPLETO. Coloquei em maiúsculo, pois você não deve pular nenhuma informação, principalmente as que são relacionadas ao seu endereço e ramo de atividade. Após finalizar o cadastro o Google provavelmente irá mandar o Cartão Postal com o código de verificação para seu estabelecimento ou irá pedir por outro meio.

Ah Rafael, e enquanto meu negócio não é verificado, o que faço? Você deve utilizar normalmente, a principal diferença é que sem verificar você não terá acesso dados de mensuração como visitantes, quantos clicaram para ligar para seu telefone, pedir o mapa ou ver os insights para lhe ajudar no seu posicionamento.

Mais duas dicas importantes de funcionamento:

1) Verifique constantemente sua conta, pois os usuários podem sugerir alterações de informação e nem sempre o Google te avisa da mudança requisitada, ele simplemente vai lá e altera. E como sabemos, nem sempre a alteração feita por um usuário corresponde ao que realmente é o seu negócio.

2) Não concentre todas as suas forças no Google Meu Negócio, você deve realizar outras ações, buscar outras fontes de tráfego para seu negócio.

O QUE FAZ O GOOGLE ME POSICIONAR ENTRE OS PRIMEIROS?

Existem diversos fatores, e vou citar os básicos:

– RELEVÂNCIA: Seu negócio traz a soluçãio do que o usuário está buscando?;

– NOTORIEDADE: o quão conhecido é o seu negócio? Ele já é “famosinho” entre os moradores do local? Existem pessoas recomendando seu negócio? Existem links apontando para seu site?( Existem alguns aspectos para medir, mas não é meu objetivo neste post);

– DISTÂNCIA: Outro fator importante, pois ao Google usa muito o recurso da Geolocalização para atender o usuário com os locais mais próximos à ele. Não adianta eu pedir um(a) dentista no Centro do Rio e aparecer apenas resultados da Barra. Se você possui um negócio local, faça o trabalho para ser o mais “local possível”.

CHECKLIST BÁSICO PARA ATINGIR UMA BOA POSIÇÃO

Existem diversas técnicas para posicionamento, e como mencionei no início do artigo: O funcionamento da ferramenta está em constante mudança, por isso as técnicas de posicionamento também estão.

Vamos lá, seguem os itens:

– Confirme o seu negócio, e utilize o nome dele para isso;

– Utilize informações verdadeiras, atualizadas(parece óbvio, mas encontro muito empreendimento fora do prumo);

– Complete todas as informações necessárias, mesmo que você não queira mencionar valores dos seus produtos e/serviços, pelo menos liste os principais na aba correspondente;

– Sobre horários de funcionamento,não esqueça de alimentar a aba de “horários especiais” caso seu estabelecimento abra nos feriados;

– Fotos: Utilize fotos de alta resolução, nítidas. Ah e na foto de capa, dê preferência a uma que exalte bem o seu negócio, seja a frente dele ou a foro interna bem bacana;

– Cadastre seus dados e aponte para sua listagem do Google em sites de terceiros. Corra destes sites que fazem promesssas milagrosas de múltiplos cadastros a precinhos de banana;

– Faça um trabalho de pedir Review das pessoas que você já atendeu. passe para elas o link de sua listagem;

– Ainda sobre Reviews, agradeça a todos os elogios e trabalhe todas as reclamações. Não ignore nenhum deles!

Gostou dessas dicas? Sabia que existem muitas outras? A Cristiane Thiel e eu estamos fazendo lives, posts sobre o assunto, além de enviar muita coisa bacana por e-mail!.

Vou deixar aqui o link para que você se cadastre e fique por dentro do que está acontecendo: https://meunegociolocal.com.br/fique-por-dentro/

Deixe seu comentário, que terei o prazer em responder!

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Você possui uma clínica, hospital ou outro ramo de negócios em que seus profissionais também se promovem na internet? Nesse artigo você pode ver uma dica para este tipo de local, só clicar aqui 🙂

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