+55 21 98383-2545 rafael@meunegociolocal.com.br
O que é o Google Meu Negócio?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google My Business (GMB), ou como chamamos no Brasil “Google Meu Negócio” é uma ferramenta do Google, totalmente gratuita qeu ajuda proprietário de negócios a gerenciar e atualizar a listagem de sua empresa dentro do ecossistema do Google. Ela foi desenvolvida ao longo de dez anos, antes de seu lançamento em 2014.

Com várias atualizações e ajustes, o Google criou esse recurso de CRM para ajudar as empresas a criar uma presença online que ajudará os usuários a realizar pesquisas para receber não apenas os detalhes básicos da “NAP” (nome, endereço, número de telefone), mas também outros tipos de informações e especificações quanto à disponibilidade das instalações, como estacionamento, acessibilidade e assim por diante.

Essa não é apenas uma tentativa do Google de melhorar sua experiência do usuário, mas também está voltada para ajudar os proprietários de empresas a alcançar seu público-alvo em pesquisas on-line.

Então, veja o que você pode fazer com o Google Meu Negócio:

O benefício mais importante que sua empresa pode obter com o Google Meu Negócio é criar uma forte presença online. Além de criar listagens para aumentar suas chances de aparecer em pesquisas, o GMB também oferece informações sobre sua presença online, através da integração com Google Adwords e Google Analytics.

O Google Meu Negócio vem com um recurso de avaliação que permite que seus clientes façam comentários e, portanto, aumentar suas chances de criar melhores relacionamentos com seus clientes e leads.

O painel centralizado é uma ferramenta fácil e amigável que permite gerenciar as informações da sua empresa em várias plataformas do Google. Mas aí que está o “Pulo do Gato”, é preciso saber operar de forma com que seu negócio seja bem exibido e, com o tempo, bem posicionado.

Que tipo de informações comerciais você pode adicionar?

  • Nome do Estabelecimento, Endereço, Telefone;
  • Endereço do site;
  • Horários de funcionamento;
  • Categoria do Negócio;
  • Acessibilidade;
  • Guias de uso.

Existem alguns critérios que você precisa observar antes de decidir entrar no Google Meu negócio:

  • Certifique-se de que sua empresa tenha um local físico
  • Certifique-se de que você está inserindo informações consistentes e precisas
  • O Google tem especificações sobre a elegibilidade das empresas para criar uma página no Google Meu Negócio. Se suas tarefas rotineiras de negócios envolverem a interação com seus clientes pessoalmente durante o horário comercial, você estará qualificado.
  • Embora eles façam uma exceção para caixas eletrônicos, aluguel de vídeo etc. Caso você esteja adicionando essas exceções à regra no Google Meu negócio, é essencial que você adicione suas informações de contato na listagem para ajudar seus clientes a entrar em contato com você.

O que torna sua empresa inelegível para o Google Meu Negócio:

  • Locais de negócios que estão em construção
  • Propriedades de aluguel ou venda
  • Um serviço, salas de aula ou reunião em um local que você não possui ou que não tenha autoridade para representar

O Google tem adaptado o GMB para garantir que as páginas sejam autênticas. Mas eles têm especificações para representantes autorizados, como agências, filiais ou agentes autônomos, quando se trata de criar uma página comercial. 

Depois de criar a conta, você poderá usar este Verificador de diretrizes do Google Meu Negócio para verificar se há inconsistências.

Se o seu objetivo é aprender como operar o Google meu negócio ou terceirizar a operação, conte conosco! Possuimos planos de treinamento, mentoria e gestão do GMB.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
1
Quer aprender mais sobre GMB ou falar sobre gestão da conta?
Powered by